Chamado para Submissões para o dossiê - Patrimônios Culturais: Reflexões de um campo fervilhante nas Ciências Humanas

A Revista HUMANA RES, coordenada pelo Núcleo de Estudo em Estado Poder e Política – NEEPP e com responsabilidade administrativa do Centro de Ciências Humanas e Letras, do Campus Poeta Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí, torna pública a chamada Pública para o Vol. 1, N. 5, 2021, visando a seleção de artigos que irão compor o dossiê temático: Patrimônios Culturais: Reflexões de um campo fervilhante nas ciências humanas, sob organização das seguintes professoras:

Drª Viviane Pedrazani(UESPI)
M.a Virgínia Marques da Silva Neta(UESPI)

HUMANA RES

DOSSIÊ:Patrimônios Culturais: Reflexões de um campo fervilhante nas ciências humanas

 

Descrição: O patrimônio cultural tem sido nas últimas décadas objeto de pesquisa de profissionais de diferentes áreas, nas mais variadas instâncias de conhecimento. Instituições de ensino superior, instituições culturais, órgãos públicos e privados, entre outros, tem se não só lançado luz sobre esse campo no seu aspecto teórico-metodológico, bem como nas mais diversificadas práticas de preservação e mapeamento de bens culturais brasileiros. Os trabalhos a serem submetidos ao presente dossiê para a Revista Humana Res devem abordar pesquisas relacionadas ao patrimônio cultural material e/ou imaterial numa perspectiva que contemple um dos processos a seguir: a pluralidade dos sujeitos/comunidades, das memórias e das identidades relacionadas ao patrimônio cultural em espaços urbanos, rurais ou cyberespaço; práticas de salvaguarda promovidas pelas próprias comunidades, pelo Estado ou instituições privadas; ações em Educação Patrimonial desenvolvidas em ambientes formais e não formais. Nos interessa com este dossiê o avanço do debate interdisciplinar sobre patrimônio cultural através de um pluralismo de estudos de pesquisadores brasileiros.

Informa-se que todos os arquivos para dossiê, seção de artigos livres, resenha e entrevistas devem ser enviados para o e-mail da revista(revistahumanares@gmail.com)

Cronograma

Data limite para envio de artigos: 31/01/ 2022