Resumo
Os domínios que permeiam as relações entre fala e escrita têm demonstrado a necessidade de uma formação docente que contemple os conhecimentos de fonética e fonologia, sobretudo os que tratam de processos fonológicos durante a alfabetização e os anos iniciais do ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa de natureza descritiva, de abordagem qualitativa, de tipo documental, objetiva verificar como os fundamentos fonético-fonológicos aparecem na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em Letras do Brasil, considerando que um ensino de língua pautado em um embate entre a intuição e a falta de conhecimento não é mais concebível. Nesse sentido, o presente trabalho busca discutir o ensino da disciplina fonética e fonologia da língua portuguesa no Curso de Graduação Plena em Letras/Português, ofertado no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina (PI). Partimos do pressuposto de que o ensino dessas disciplinas, às vezes, torna-se difícil e complicado, em virtude de os alunos não trazerem do ensino básico (fundamental e médio) quase nenhuma formação de fonética e fonologia da língua materna, dificultando, assim, o processo-ensino aprendizagem, o que, também, pode afetar o avançar em conteúdos mais densos e complexos.