A DISTINÇÃO ENTRE COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL
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Palavras-chave

Complemento Nominal
Adjunto Adnominal
Teoria Gerativa
Tradição Gramatical
Ensino de Gramática

Resumo

Este trabalho investiga a distinção entre o complemento nominal e o adjunto adnominal no português brasileiro (PB), sobretudo quando essas funções sintáticas são parte de estruturas do tipo “substantivo + preposição + substantivo. De forma mais específica, ele responde às seguintes questões: Em que consiste a distinção entre complemento nominal e adjunto adnominal quando esses termos apresentam a mesma estrutura sintática? Como explicar para os alunos da Educação Básica essa distinção? Por meio de uma pesquisa bibliográfica, exploratória de cunho qualitativo, analisamos três gramáticas normativas de língua portuguesa, comumente adotadas na Educação Básica, e dois manuais de linguística adotados no Ensino Superior. Encontramos na Teoria Gerativa da linguagem explicações mais consistentes do que nas gramáticas de Tradição Gramatical para explicar tal distinção. Dessa forma, fundamentados na perspectiva de ensino de gramática como ciência e na Teoria Gerativa da linguagem, desenvolvemos estratégias de ensino para a Educação Básica com maior potencial de explicação e reflexão sobre o funcionamento do português brasileiro. Os resultados, portanto, demonstram o avanço das pesquisas que aplicam as teorias linguísticas formais ao ensino de gramática, bem como, contribui para a Educação Básica, viabilizando soluções para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa por meio de estratégias inovadoras e mais consistentes cientificamente.

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