Resumo
A Educação Inclusiva é o palco para grandes discursões mundiais que buscam dentro das diferenças o direito a educação de qualidade e igualitária, o respeito a dignidade humana e a socialização dentro e fora da sala de aula. Partindo desse pressuposto e o decorrer do curso de Licenciatura em Geografia instigou a pesquisa buscando entender o desenvolvimento do aluno com NEE na educação geográfica. O objetivo geral consistiu em conhecer as possibilidades disponibilizadas ao discente de Geografia para o desenvolvimento de competências e habilidades que auxiliem no processo de inclusão de alunos com NEE no ensino fundamental. A pesquisa realizada teve dois momentos de análise. O primeiro com base na fundamentação teórica visando responder o primeiro objetivo específico que buscava a identificação da importância da formação inicial do professor para a inclusão de alunos com NEE. O segundo momento, foi realizada a pesquisa de campo na Universidade Estadual do Piauí com aplicação de questionários a docente, Coordenação do curso de Geografia e egressos. Com a análise dos resultados possibilitou conhecer dificuldade no curso de formação de Geografia para proporcionar ao futuro docente competência para a educação inclusiva e sugestões para este fim. Mediante a conclusão, vislumbra-se a continuidade do desenvolvimento do tema em outras pesquisas, que impulsionem o professor e aos envolvidos na educação a compreensão da importância da real inclusão na educação.