A RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO PIAUÍ DURANTE O REGIME MILITAR

Resumo

A década de 1960 foi um período de múltiplas faces, de utopias, lutas, sofrimentos, começos, fins. Foi um tempo eufórico de conquista de direitos políticos e também um dos mais desastrosos, pois com o Golpe Militar, houve a retirada desses direitos, mas a semente da mudança já havia sido plantada dentro dos mais diversos movimentos sociais. Eles foram calados, amordaçados, silenciados, porém, contudo não puderam mantê-los assim para sempre. O MEB e outros movimentos sociais tutelados pela Igreja Católica representaram uma nova postura da instituição frente aos problemas mais agudos da sociedade, motivadas por transformações internas que diziam respeito a sua abordagem de doutrina social e evangelização. Entusiasmados pelos ventos de transformação provocadas pelas Encíclicas Mater et Magistra e Pacem In Terris do Papa João XXIII. Outro evento crucial que influenciou a mudança na Igreja foi a realização do Concílio Vaticano II, realizado na Roma, que também tinha como responsável Papa João XXIII, um dos principais pontos desse evento é o envolvimento dos leigos nas atividades sacerdotais. O final da década de 1950 e 1960 se configurou em modificações nas dinâmicas da sociedade. Houve uma grande efervescência política, cultural que atingiu vários setores sociais, como também compreendeu grande parte do Brasil. Teresina, por mais que ficasse distante dos grandes centros urbanos viveu agitações sociais no âmbito cultural, educacional e no campesinato. O presente trabalho analisa a trajetória do Movimento de Educação de Base – MEB – no Piauí e sua reestruturação durante o período da Ditadura Militar, entre os anos de 1966 a 1974. O MEB foi criado em 1961 pela Igreja Católica a partir de um acordo entre a CNBB e o Governo Federal, na qual visavam desenvolver uma educação de base, por meio de escolas radiofônicas. O artigo tem como objetivo refletir como a nova Ordem vigente militar influenciou na reorganização do movimento e se o MEB conseguiu driblar a repressão para manter algumas diretrizes que motivavam a conscientização política e a transformação social, postura referente aos seus primeiros anos antes do Golpe Militar. Este artigo está centrado no empenho de compreender o papel das escolas radiofônicas do MEB na construção do saber escolar e na formação da concepção de cidadão. Para tanto, foram analisadas como fontes históricas: relatórios anuais do MEB; fontes orais das ex-professoras Maria do Carmo Alves do Bomfim e Palmira Luzia Soares. O artigo se embasa a luz de autores como: Scott Mainwaring, Osmar Fávero, Paulo Freire, José Murilo de Carvalho, Marc Bloch, entre outros.

 

 

2151838.1.1-10

A RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NO PIAUÍ DURANTE O REGIME MILITAR