A Revista Humana Res é parte de um projeto idealizado pelo Centro de Ciências Humanas e Letras e pelo Núcleo de Estudos Estado Poder e Política- NEEPP, no intuito de integrar, de forma sincrônica, o ensino com a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, este meio de divulgação eletrônica assume a função de difundir junto ao público interno e externo, o conhecimento que vem sendo produzido, no âmbito desta Instituição de Ensino Superior. É ainda pretensão desta revista constituir-se como via de acesso à produção acadêmica de profissionais de outras IES, seja no país ou no exterior, abrangendo os campos das Humanidades, Ciências Sociais, Artes e Tecnologias, publicando em suas páginas matérias enviadas para esse fim.
Com o desejo de que a Humana Res possa prosperar e se tornar um meio de comunicação efetivo e democrático para a sociedade, de forma geral, temos a satisfação de apresentar a sua primeira edição, que nos desperta as maiores expectativas quanto à relevância e à qualidade dos serviços que prestará à causa da educação e da cultura. Trata-se de um periódico interdisciplinar, que se propõe a congregar análises produzidas sob perspectivas e olhares diversos acerca da realidade local, nacional e internacional. No número de seu lançamento, Humana Res traz a público um conjunto de textos originados no IV Simpósio de História da UESPI, que desenvolveu a temática “Cultura Politica Contemporânea e Direitos Humanos”, no evento realizado em novembro de 2018.
Devido à natureza do material selecionado para compor este primeiro número, conforme já explicamos, não prevalece o caráter de uniformidade no conjunto, ao contrário, esses textos mostram interesses temporais, espaciais, temáticos, metodológicos e epistemológicos bastante variados, oferecendo ao leitor das áreas de História, Literatura, Educação e Direito, oportunidade de dialogar e refletir acerca da diversidade de temas que integram os seus campos de interesses. Essa será a filosofia a guiar Humana Res: constituir-se em espaço interdisciplinar de comunicação aberto à comunidade acadêmica.
Sejam todos bem-vindos!Valtéria Alvarenga e Socorro Rios