PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de letramento escolar numa perspectiva crítica no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos (EJA) da escola estadual Padre Pedro da Silva Oliveira, localizada na cidade de Rio Grande do Piauí (PI). A análise leva em consideração o cotidiano da prática de letramento da turma de jovens e adultos da referida escola. Discutir sobre as praticas de leitura e escrita desenvolvida pelos docentes durante as aulas e averiguar se essas práticas colaboram com o desenvolvimento social e crítico dos alunos.  Descrever sobre os conhecimentos adquiridos pelos discentes durante o processo de ensino e aprendizagem, refletindo sobre sua inserção no mundo do trabalho, bens culturais e acesso aos recursos tecnológicos. O embasamento teórico utilizado como suporte tem como base os autores Brito (2011), Gadotti (2013), Haddad (2002), entre outros. Foi aplicado um questionário para cada aluno da turma sobre práticas de letramento escolar trabalhadas em sala de aula. A referida pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas as informações colhidas por meio de questionário foram possíveis constatar que muitos dos discentes não têm domínio das diversas formas de letramentos, como interpretação de textos, leituras de jornais, revistas, charges, enfim, eles conseguem ler e escrever sem dificuldades, porém alguns ainda não conseguem interpretar as diferentes formas de leituras (formais e não formais).

Palavras-chave: Cultura letrada; letramento e educação de jovens e adultos.

 

 

PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA