A FORMAÇÃO DOCENTE NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) Nº 9.394/96
A FORMAÇÃO DOCENTE NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO(LDB) Nº 9.394/96

Palavras-chave

Formação docente. Lei de Diretrizes e Bases. Prática Como Componente Curricular. Estágio Curricular Supervisionado.

Resumo

O trabalho busca analisar as contribuições da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96 para a formação de professores com relação à carga horária destinada à prática profissional. Os Cursos de Licenciatura foram implantados visando uma melhor formação docente, no entanto a formação pedagógica acabou ficando relegada a segundo plano. Com a LDB de 1996, ganharam maior destaque as disciplinas e a carga horária oficial destinada à formação prática. Dessa forma, foram analisadas as mudanças que ocorreram nas propostas curriculares das Licenciaturas. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se autores como Leonor Tanuri (2000), Marli André (2010) e Júlio Diniz-Pereira (2011; 2013). Conclui-se, que apenas com a LDB de1996 foi possível uma maior articulação entre os aspectos formativos, proporcionando melhorias na qualidade da formação prática de professores nas Licenciaturas Plenas.

A FORMAÇÃO DOCENTE NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO(LDB) Nº 9.394/96