PROFESSORAS E MÃEZINHAS:
PROFESSORAS E MÃEZINHAS: A PUERICULTURA NA FORMAÇÃO DAS NORMALISTAS EM TERESINA DE 1930 A 1945

Palavras-chave

História. Educação. Saúde. Puericultura. Normalistas.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a contribuição da Escola Normal Oficial de Teresina para a defesa de um ideal de maternidade através da inclusão dos princípios da Puericultura na formação curricular das normalistas no período compreendido entre 1930 e 1945. Para a realização da análise foram utilizadas fontes primárias, como as Revistas da Associação Piauiense de Medicina além das obras bibliográficas de autoras como Joseanne Marinho (2008; 2018), Elizangela Cardoso (2010) e Cristina Fonseca (2007). No decorrer da análise foi constatado que a formação das normalistas teresinenses era permeada de intencionalidades. A normalista era preparada intelectualmente para atuar em sua profissão, ao passo em que reforçavam o ideal da maternidade por meio da aplicação dos conteúdos ministrados nas disciplinas, nos eventos e nos demais programas desenvolvidos pela Escola Normal, a fim de contribuir para o progresso da nação.

PROFESSORAS E MÃEZINHAS: A PUERICULTURA NA FORMAÇÃO DAS NORMALISTAS EM TERESINA DE 1930 A 1945