Resumo
O artigo analisa as contribuições de educação não formal do Diretório Central dos Estudantes - DCE da Universidade Estadual do Piauí – UESPI Campus Professor Possidônio Queiroz e suas implicações na gestão universitária e nas concepções de política discente no município de Oeiras-PI. Esta pesquisa qualitativa parte de uma revisão bibliográfica e utilizou-se da pesquisa exploratória com entrevistas a professores, técnicos, educandos e comunidade. Concluímos que com inspiração na UNE que lutou contra as privatizações e a mercantilização da educação, o DCE/UESPI de Oeiras-PI tem se caracterizado como movimento de liderança discente-universitário na construção de uma gestão universitária pautada em princípios de educação não formal emancipatória, contribuído com reflexões críticas sobre o panorama nacional político e com desenvolvimento práticas de educação não formal, na luta contra a precarização do Campus e contra os atrasos frequentes das bolsas/auxílio moradia, alimentação, bolsa trabalho e de Iniciação Científica. Enfim, o DCE/UESPI de Oeiras promove uma mobilização política que tem ramificações no município, modificando concepções cristalizadas de política públicas educacionais.