ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PROJETO MOSAICO - HISTÓRIA

Resumo

A pesquisa busca analisar as representações das relações de gênero na coleção de livros didáticos Projeto Mosaico – História, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, escritos pelos autores Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino, da Editora Scipione e incluído na avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017. As fontes de pesquisa são livros didáticos integrantes do PNLD, em virtude da importância desse programa na seleção, avaliação e distribuição de livro didático no Brasil. Logo, o trabalho apresentado possibilita a compreensão das dificuldades, limites e desafios que envolvem a transformação de aspectos epistemológicos que estruturam o conhecimento escolar sobre a história e relações de gênero, como também, permite a investigação se as mulheres e os homens representados como sujeitos históricos nos livros didáticos apresentam variáveis relacionadas às diversas etnias e categorias sociais.

ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PROJETO MOSAICO – HISTÓRIA