Resumo
Nas últimas décadas, a educação pública brasileira vem sofrendo várias transformações, sendo a discussão sobre valorização do magistério um dos pontos em que a educação básica mais evoluiu. Partindo dessas considerações, o texto a seguir tem como objetivo problematizar, de forma resumida, as discussões acerca das políticas públicas educacionais na sociedade contemporânea, tecendo algumas considerações quanto a valorização do magistério. O percurso metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica, a partir do referencial teórico, tais como Abicalil (2008); Alves e Pinto (2011); Bauman (2008); Lahire (2006); Lypovetsky e Serroy (2011); Marx e Engels (2001); Masschelein e Simons (2017); Sawaia (1999), dentre outras leituras complementares. A partir das leituras realizadas, compreendemos melhor a relação entre a educação e a sociedade contemporânea, com ênfase nos aspectos pertinentes ao contexto atual das políticas de valorização do magistério. Dito isto, ressaltamos a importância dessa discussão, principalmente quanto aos aspectos relacionados à concepção de uma educação emancipatória, ou seja, com uma educação comprometida com a transformação social.