DOSSIÊ - ANTROPOLOGIAS DO APRENDER OU APRENDER ANTROPOLOGIAS

A antropologia cada vez mais tem sido requisitada para pensar os processos de
aprendizagem. Se uma leitura das etnografias clássicas do início do século XX junto a
populações tradicionais mostra que o tema do aprender já estava em evidência e diluído em
categorias que hoje podemos denominar de socialidade, cultura, magia, trabalho, a
antropologia têm sido solicitada, igualmente, como uma ciência que pode contribuir para a
compreensão do aprender em contextos formais, institucionalizados e escolares. Enquanto
ciência interessada na interação e aprendizado com a diferença, a antropologia fornece
arcabouço para a ampliação do que é compreendido como conhecimento, ao mesmo tempo
que desloca a possibilidade de se aprender com a diferença, mestres e mestras da
sabedoria que expressam conhecimentos tradicionais e até mesmo com seres mais que
humanos. Por outro lado, e sem se opor a esse interesse, o fato da antropologia ser
também uma ciência ensinada, evidentemente, em cursos de graduação e pós-graduação
em antropologia e ciências sociais, fez com que fosse refletida as formas de se ensinar
essa ciência, reflexão que se intensifica com a sua participação em diversos cursos da área
da saúde, educação e outros. Além disso, disciplinas como fundamentos antropológicos da
educação, proporcionam um itinerário formativo para que estudantes de licenciaturas
entrem em contato com a antropologia e a prática educativa enquanto atividades
correspondentes, assim como as disciplinas da antropologia da saúde e outras
antropologias específicas oportunizam discussões que interrelacionam distintas formas de
aprender, ensinar e corresponder. Dito isso, esse dossiê quer receber artigos que
apresentem os múltiplos modos de se aprender, apresentados em contextos etnográficos
tradicionais, formais e que também possam tensionar essas fronteiras entre a
aprendizagem dita formal e informal. Nos interessa saber mais sobre experiências como o
Encontro de Saberes, a Educação Escolar Indígena e Quilombola, o pensar a
escola/universidade como espaço de diferenças e aprendizagens, assim como reflexões
sobre o ensinar antropologia nos diversos níveis de ensino - lembrando que a disciplina faz
parte do conteúdo programático da sociologia no ensino médio. Há espaço para a
apresentação de experimentos com o ensino de antropologia, tais como o uso do caderno
de campo, a própria aula de campo, experimentos visuais, e outros materiais didáticos que
coloquem a antropologia em movimento e viva na sala de aula e para além dela.

Coordenadores do Dossiê

Ester Paixão Corrêa (UFRN)
Hermes de Sousa Veras (UESPI)
Marcelo Reges (UESPI)

Cronogramas e prazos

Prazo para Submissão: Até 31 de outubro de 2024