v. 1 n. 003 (2020): Revista Humana RES Vol.1 Num.3/2020
Revista Humana RES Vol.1 Num.3/2020

Caro leitor, A Revista Humana Res é parte de um projeto idealizado pelo Centro de Ciências Humanas e Letras e pelo Núcleo de Estudos Estado Poder e Política - NEEPP, no intuito de integrar, de forma sincrônica, o ensino com a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, este meio de divulgação eletrônica assume a função de difundir junto ao público interno e externo, o conhecimento que vem sendo produzido, no âmbito desta Instituição de Ensino Superior. É ainda pretensão desta revista constituir-se como via de acesso à produção acadêmica de profissionais de outras IES, seja no país ou no exterior, abrangendo os campos das Humanidades, Ciências Sociais, Artes e Tecnologias, publicando em suas páginas matérias enviadas para esse fim. Trata-se, enfim, de um periódico interdisciplinar, que se propõe a congregar análises produzidas a partir de perspectivas e olhares diversos acerca da realidade local, nacional e internacional. No seu Número 3 de jun/dez 2020, a Humana Res apresenta o Dossiê Temático: Desafios e Protagonismos de Grupos Marginalizados, sob a coordenação do Prof. Dr. Fernando Bagiotto Botton (UESPI), Prof. Dr. João Paulo Peixoto Costa (IFPI) e Prof. Dr. Edson Silva (UFPE).

Dossiê

Mayla Louise Greboge Montoia
HOMEM MARGINAL OU DESCLASSIFICADO SOCIAL? um imigrante à margem desembarca em Curitiba (1878)
HOMEM MARGINAL OU DESCLASSIFICADO SOCIAL?
Marcos Eduardo Meinerz
O NAZISMO COMO MOTE PARA “HISTÓRIAS ALTERNATIVAS”:: possibilidades de seus usos como fonte histórica
O NAZISMO COMO MOTE PARA “HISTÓRIAS ALTERNATIVAS”: Possibilidades de seus usos como fonte histórica.
Josirene Souza Inocêncio de Lucena, Ricardo Pinto DE MEDEIROS
“PESCADORAS EM ITAPISSUMA-PE:: cultura da pesca, memórias e lutas numa experiência de educação patrimonial
“PESCADORAS EM ITAPISSUMA-PE: cultura da pesca, memórias e lutas”
Deise Souza da Silva, Ernani Nunes Ribeiro
A PESSOA EM CADEIRA DE RODAS E A SEXUALIDADE: discutindo barreiras atitudinais na Educação Básica
A PESSOA EM CADEIRA DE RODAS: discutindo sexualidade e barreiras atitudinais
Maria Aparecida de Oliveira Souza Aparecida Souza
Os MITOS FUNDADORES, NARRATIVAS E “AS DONAS DOS QULOMBOS”:: Caminhos e deslocamentos sócios espaciais.
OS MITOS FUNDADORES, NARRATIVAS E “AS DONAS DOS QUILOMBOS”
ADAUTO SANTOS DA ROCHA
MULHERES INDÍGENAS XUKURU-KARIRI TRABALHADORAS EM “CASAS DE FAMÍLIA”:: MEMÓRIAS E HISTÓRIA SOBRE O TRABALHO EM ALAGOAS E NO SUDESTE DO PAÍS(1952-1990)
MULHERES INDÍGENAS XUKURU-KARIRI TRABALHADORAS EM “CASAS DE FAMÍLIAS”: MEMÓRIAS E HISTÓRIA SOBRE O TRABALHO EM ALAGOAS E NO SUDESTE DO PAÍS (1952-1990)
A DEFESA DOS "VINHOS DO SUL" E A REPÚBLICA em PORTUGAL:: o "Paladino José Relvas” e a mobilização de comunidades rurais em três momentos chave: 1907/1908; 1914/17; e 1927/29
A DEFESA DOS "VINHOS DO SUL" E A REPÚBLICA EM PORTUGAL: O "PALADINO JOSÉ RELVAS” E A MOBILIZAÇÃO DE COMUNIDADES RURAIS EM TRÊS MOMENTOS CHAVE: 1907/1908; 1914/17; E 1927/29